top of page

Agora ficou MUITO mais fácil estudar e TRABALHAR na Espanha!

Devido a algumas mudanças recentes nas regras de imigração, agora é permitido que aqueles com visto de estudante trabalhem até 30 horas por semana, desde que continuem seus estudos. Uma vez concluído o curso universitário, esses estudantes podem permanecer na Espanha com direito ao trabalho.

Qual a razão da mudança?


As mudanças legais ocorreram em meio a preocupações com a escassez de mão de obra e o envelhecimento da população da Espanha. O governo espanhol também está buscando reformar o sistema de ensino superior e atrair mais estudantes internacionais para as mais de 80 universidades do país.


Inclusive, um novo projeto de Lei do Sistema Universitário (LOSU), atualmente em debate, inclui propostas para simplificar o regime de visto de estudante para estudantes universitários internacionais, assim facilitando a permanência dos estudantes estrangeiros no país para trabalhar após a conclusão do diploma universitário.


Em que essas novas regras afetam os estudantes estrangeiros?


Os estrangeiros na Espanha com visto de estudante agora terão o direito de trabalhar até um máximo de 30 horas por semana (acima das 20 horas anteriores) com uma permissão.


A nova lei elimina a exigência explícita de os estudantes provarem que não dependerão da renda de nenhum trabalho para sustentar os custos básicos de vida enquanto estiverem na Espanha.


Alguns estudantes no ensino superior ou em treinamento para qualificações ou habilidades específicas de trabalho, poderão trabalhar automaticamente com um visto de estudante. Ou seja, sem a necessidade de solicitar uma permissão, desde que o trabalho seja totalmente compatível com a continuidade de seus estudos. Essa parte é muito importante!


Uma vez concluídos os estudos, os estudantes estrangeiros poderão permanecer como residentes na Espanha com direito ao trabalho (anteriormente, isso só estava disponível para os estudantes que estavam na Espanha há pelo menos três anos).



O que você precisa fazer para obter uma permissão de trabalho com visto de estudante?

O processo para obter uma autorização de trabalho é, na maioria dos casos, o mesmo de antes das últimas alterações. Você primeiro precisa de uma oferta de emprego de uma empresa ou indivíduo legalmente registrado disposto a patrocinar sua inscrição. O empregador terá que solicitar formalmente a permissão de trabalho, assinar um contrato de trabalho que atenda aos requisitos acima e demonstrar que tem capacidade legal e financeira para lhe pagar um salário.


Para mais informações sobre como retirar o visto de estudante fale com seu consultor Dès Vu.


Quem se beneficia com as mudanças nas regras?


Basicamente quem obtiver um visto de estudante para a Espanha agora terá acesso mais fácil ao mercado de trabalho local, tanto durante os estudos quanto após a conclusão. Isso inclui estudantes de fora da UE que fazem um curso de espanhol de mais longo prazo.


E aí, curtiu a novidade? Se estiver interessado em estudar na Espanha e quiser mais orientações sobre autorizações de trabalho ou qualquer outra questão, clique aqui e fale com seu agente Dès Vu!



20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page