top of page

Halloween vem aí! E como ele surgiu?



Dia das Bruxa, o famoso HALLOWEEN é um festival ligado à cultura americana, mas celebrado em diversos países. Hoje é uma festa muito tradicional dos Estados Unidos realizada no dia 31 de outubro.


Por lá a tradição consiste em se fantasiar e ir de porta em porta pedir doces. As famílias enfeitam suas casas com os mais diversos adereços assustadores para aguardar o chamado de "doces e travessuras".


Aqui no Brasil, cada vez mais comuns, estão as festas a fantasia. Mas você já parou para pensar na origem disso tudo?


Aqui neste artigo vamos te contar como essa tradição surgiu!



E vamos começar como? Contrariando todas as expctativas, é claro! Pois acredite ou não, o feriado não teve origem nos Estados Unidos. O termo "Halloween" deriva de "All Hallows' Eve", um termo britânico para a noite anterior ao Dia de Todos os Santos. Afinal, "Hallow" é um termo antigo para "santo", e "eve" é o mesmo que "véspera". E foi daí qu surgiu o nome que conhecemos hoje.



Então como surgiu a celebração?


Existe uma teoria de que a comemoração de Halloween surgiu na Europa a partir de um festival celta chamado Samhain (que significa "fim do verão"). O Samhain tinha duração de três dias e começava em 31 de outubro. Era, na realidade, uma homenagem ao "Rei dos mortos". Como o Samhain era uma comemoração pagã e muito popular não só na Irlanda, como também no Reino Unido, o pessoal da Igreja Católica começou a ficar de olho nele. Com isso, o papa Gregório mudou a data do Dia de Todos os Santos de 13 de maio para 01 de novembro. Assim, as tradições pagãs do Samhain e as tradições católicas do festival romano dos mortos se misturaram.


E ASSIM SURGIU O DIA DAS BRUXAS...

Tanto os pagãos quanto os cristãos acreditavam que na noite do dia 31 de outubro rolava uma onexão entre o mundo material e espiritual. Por conta disso começaram a surgir alguns rituais, dentre eles, as fogureiras se tornaram especialmente populares. Elas eram um símbolo do rumo a ser seguido pelas almas dos mortos.


O famoso "Trick or treat" ou "Doces ou travessuras" também surgiu desses rituais. Muito antes de crianças fantasiadas pedindo doces nas portas das casas, existiram pessoas que batiam de porta em porta em busca de um pedaço de "bolo de alma", que nada mais era que um bolo com recheio de groselha. Quem recebia o bolo rezava para os espíritos das famílias que doavam o pedaço. Interessante né?

Ah, e antes das abóboras com rostos esculpidos, eram os nabos que ganhavam formas. A vela dentro vem do folclore da Irlanda e está relacionada com a figura de “Jack da lanterna”.




Na colonização inglesa pelo mundo, os povos levaram essas festividades tradicionais consigo. Hoje, o Halloween moderno, como conhecemos, é o maior feriado não cristão dos Estados Unidos. E lógico que chegou também aqui no Brasil.

O legal é que por aqui o dia 31 de outubro também é oficialmente o Dia do Saci, personagem do folclore brasileiro retratado por um menino travesso que vive na mata.



Mas e aí, já pensou comemorar o Halloween em outro país no ano que vem? Seria um sonho né? E nós amamos realizar sonhos! Fale com seu consultor Dès Vu e não perca tempo!

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page