top of page

ITÁLIA DE CARRO: a viagem dos sonhos!

Planejando sua viagem pela Itália e gostaria de fazer DE CARRO para aproveitar as lindas paisagens? Então confere as dicas que separamos pra você!

A princípio, para poder alugar carro na Itália e dirigir pelo país você precisa ter uma série de documentos. Obviamente o mais importante é a Carteira de Habilitação. E infelizmente a nossa CNH brasileira não é aceita sozinha por lá. Para isso você vai precisar de alguns dos documentos abaixo:

  • Passaporte;

  • Voucher da reserva;

  • PID que é a Permissão Internacional para Dirigir ou sua CNH do Brasil com tradução juramentada;

  • CNH;

  • Cartão de crédito internacional no nome do condutor com limite disponível para pagar a caução (que não será debitada, somente bloqueada) e que serve como garantia para a locadora em caso de problemas.


Existe pedágio na Itália?


A cobrança de pedágio na Itália é diferente do Brasil. Ao viajar pela Itália de carro você verá que, ao entrar em uma estrada, logo terá uma cabide de pedágio, onde você irá retirar um bilhete. Dessa forma, você percorre a distância que necessita e, ao sair da estrada, irá se deparar com outra cabine de pedágio. Lá será feito o cálculo do percurso baseado no bilhete que você vai entregar. Ou seja, você paga por aquilo que percorreu ao final da viagem!


Ah, e nem toda rodovia é paga. Ao dirigir na Itália você vai se deparar com as autostradas, que são pagas e estão sinalizadas pela letra ‘A’, e as superstradas, sinalizadas por ‘SS’ e que são gratuitas.


Fique atento ao limite de velociodade!


Na Itália, os limites de velocidade são baseados no tipo de via e nas condições do clima.


No geral, nas autostradas o máximo é de 130 km/h. Já em áreas residenciais o limite de velocidade é de 50 km/h. Em dias com climas adversos, como chuva e neve, a velocidade a ser respeitada nas autostradas é de 110 km/h.

Na Itália, assim como no Brasil, dirige-se na faixa da direita e ultrapassa-se pela faixa da esquerda e a demarcação da linha amarela no chão (contínua / ou intercalada) tem a mesma função que tem no Brasil: pode-se ou não ultrapassar.


Evite ultrapassagens e nunca ultrapasse sem ter a visão total da pista. E nunca, nunca mesmo, trafegue no acostamento! Além de perigoso pode gerar uma multa altíssima!


Multas:


Por falar em multa a Itália usa, há muito tempo, o sistema que calcula a sua MÉDIA de velocidade entre trechos com velocidade máxima. Como funciona? Em alguns trechos da autoestrada há uma câmera que tira uma foto da sua placa quando você passa no "primeiro ponto". Quando você chega ao próximo radar, outra foto é tirada e, pela distância e tempo percorrido entre as duas câmeras, é calculada a sua velocidade média, ou seja: não adianta correr onde não tem autovelox, porque a multa vai chegar do mesmo jeito, sabe? Espertos, não?! E o sistema funciona muito bem, impossível burlar!


Onde estacionar na Itália?


A Itália divide bem seus estacionamentos nas ruas. Se você vir uma placa indicando ZCS, ZTL ou qualquer outra placa de restrição: NÃO PARE!


Veja como funciona:


  • ZCS – Zona a Sosta Controllata

Podem ser facilmente encontradas em centros históricos. Muita atenção para as placas: estacionar aqui é multa na certa. Passe direto!

  • ZTL – Zona di Traffico Limitato

Compreende uma área dentro de algumas cidades onde o trânsito só é permitido aos moradores, meios de transporte público, táxis, a quem trabalha na área ou aos veículos autorizados (caminhões de entregas, por exemplo). Visitantes devem estacionar os carros nas imediações e ir a pé ou de ônibus para essas zonas.

Uma boa saída é deixar em estacionamentos privados. As cidades, no geral, oferecem boas opções.


E abastecer?


Na Itália a maioria dos postos de gasolina não possuem frentistas. Assim, você deverá abastecer seu carro alugado sozinho, escolhendo o tipo de combustível e controlando a bomba. No final, basta pagar na loja de conveniência.


Boa parte dos postos de gasolina nas estradas italianas não funcionam 24 horas. Planeje bem sua rota de viagem pela Itália de carro para não ficar sem combustível! A maioria não abre aos domingos e os que abrem, estão fechados na segunda-feira.


IMPORTANTE: abastecer à noite custa 3% mais caro, taxa pelo serviço noturno. O turno vai de 22h às 6h.




Parecem muitas coisas, mas é só seguir as regras e tudo dará certo! Sua viagem dos sonhos pode acontecer com tranquilidade e sem nenhuma surpresa!


Não se esqueça de alugar o carro com uma empresa de confiança. A Dès Vu pode te ajudar nisso!


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page