top of page

Livros para treinar o seu FRANC√äS! ūü•ź ūüáęūüá∑


Se voc√™ quer arrasar no franc√™s, n√£o pode pular a teoria, n√©? As bases s√£o fundamentais para o sucesso! E olha s√≥, a l√≠ngua francesa √© falada por mais de 274 milh√Ķes de pessoas e √© oficial em 29 pa√≠ses ao redor do mundo. √Č muita gente falando franc√™s, hein?


Ent√£o, se voc√™ t√° em d√ļvida sobre qual idioma estudar, fica a dica! E para aprender a l√≠ngua de Moli√®re, voc√™ pode escolher um pa√≠s falante de franc√™s, arrumar as malas e come√ßar o seu interc√Ęmbio! Ou ent√£o, pode estudar por aqui e finalizar os estudos com aquela t√£o sonhada viagem, colocando em pr√°tica toda a teoria estudada. Que tal?


Não importa o método, a leitura é uma ferramenta super importante pra expandir seus conhecimentos. E se você é autodidata, já sabe: livro na mão e foco no francês! E se bater aquela vontade de ir pra Paris, Toulouse, Montreal ou qualquer território ultramarino francês (Guiana Francesa, Martinica, Guadalupe, Polinésia Francesa...), a Dès Vu está a postos para planejar nesta incrível aventura! Vem com a gente!



1. Le Petit Nicolas, de Jean-Jacques Sempé e René Goscinny



Se voc√™ t√° come√ßando a aprender franc√™s,o livro Le Petit Nicolas, escrito por Ren√© Goscinny e ilustrado por Jean-Jacques Semp√© √© perfeito para voc√™! As hist√≥rias s√£o t√£o boas que come√ßaram a ser publicadas em jornal l√° em 1959 e depois viraram 5 livros! √Č um cl√°ssico da literatura infantojuvenil na Fran√ßa e muita gente descobriu o amor pela leitura com ele.


A hist√≥ria √© sobre o Nicolas, um menino que n√£o entende muito bem os adultos e tem uma imagina√ß√£o super f√©rtil, o que rende muitas risadas. No livro, a gente acompanha as f√©rias dele, as aventuras com a fam√≠lia e os amigos e as confus√Ķes na escola, tudo do ponto de vista do Nicolas. √Č um vocabul√°rio simples e cotidiano, o que √© √≥timo pra quem t√° come√ßando a aprender franc√™s. Ah, e antes de ler, d√° uma olhada no filme que saiu em 2009, assim voc√™ j√° conhece a hist√≥ria e fica mais f√°cil de entender!


2. Vingt mille lieues sous les mers, de Julio Verne



Esse livro é um clássico que faz sucesso entre os franceses. A história se passa em 1866, quando um monstro marinho aterroriza os oceanos e deixa todo mundo apreensivo. Para acabar com essa ameaça, uma expedição é organizada a bordo da fragata americana Abraham Lincoln, com o capitão Faragutt, o canadense Ned Land, o famoso naturalista francês Aronnax e seu conselheiro nacional. O livro não tem palavras difíceis, mas tem muitos detalhes, então pode ser meio cansativo para quem tá começando a ler em francês.


3. Le petit prince, de Antoine Saint-Exupery




Não poderia faltar esse clássico em nossa lista! O Pequeno Príncipe é um livro incrível que conta a história de um piloto que cai no deserto e encontra uma criança loura e delicada. Ela diz que vem de um planeta distante e juntos, eles repensam seus valores e encontram o sentido da vida. Essa história é mágica, sensível e comovente, e embora pareça infantil, é uma das maiores obras da literatura universal. Até Martin Heidegger, um filósofo famoso, disse que é a maior obra existencialista do século XX! Não há adulto que não se emocione ao se lembrar de quando leu esse livro quando era criança. Aliás, é o terceiro livro mais traduzido da história, perdendo apenas para o Alcorão e a Bíblia. Incrível, né?


4. Fables ou Fables de la fontaine, de Jean de La Fontaine



Considerado o pai da f√°bula moderna, La Fontaine tornou-se conhecido internacionalmente com suas cria√ß√Ķes inspiradas nas tradi√ß√Ķes cl√°ssica e oriental. F√°bulas √© sua obra mais famosa. Escrita em versos, com uma linguagem simples e atraente que conquista imediatamente seus leitores, inclui hist√≥rias mundialmente conhecidas, como A cigarra e a formiga, O corvo e a raposa e A lebre e a tartaruga. La Fontaine trata de temas universais, como a vaidade, a estupidez e o v√≠cio humanos, retratados por meio dos animais. Segundo ele, sua obra ‚Äú√© uma pintura em que podemos encontrar nosso pr√≥prio retrato‚ÄĚ. As f√°bulas de La Fontaine, devido √†s sua tem√°ticas, podem parecer ser f√°ceis de entender. Por√©m, fique atento com o uso do pass√© simple no lugar do pass√© compos√©. E aproveite a leitura!


5. Paroles, de Jacques Prévert




Gosta de poesia? Ent√£o, d√™ uma chance para Jacques Pr√©vert, que pode ser a pedida perfeita para voc√™, mesmo que esteja come√ßando agora no idioma! Os poemas desse poeta e roteirista franc√™s do in√≠cio do s√©culo XX s√£o super simples e cheios de jogos de palavras. Ele fala de coisas do dia a dia, amor e outras emo√ß√Ķes usando um vocabul√°rio e tempos verbais f√°ceis. Com 95 poemas, "Paroles", foi lan√ßado em 1946 e foi um sucesso total, sendo reeditado v√°rias vezes e contendo alguns dos poemas mais famosos dele, como Le cancre, Barbara e Chez la fleuriste. E o melhor de tudo √© que os poemas s√£o curtinhos, ent√£o d√° para ler rapidinho!


Todos esses livros v√£o te ajudar a aprender ainda melhor este novo idioma! Esperamos que gostem das sugest√Ķes! Deixem aqui nos coment√°rios quais os livros que voc√™s sugerem ou qual j√° leram desta lista!



7 visualiza√ß√Ķes0 coment√°rio

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page