top of page

Visto Schengen ETIAS: entenda a autorização de viagem para a Europa!


A partir desse ano, de 2023, todos os brasileiros vão precisar solicitar o visto ETIAS para viajar à Europa a turismo por até 90 dias.





O que é?


Com a intenção de proteger e reforçar suas fronteiras, a União Europeia (UE) criou uma Autorização de Viagem Eletrônica chamada ETIAS, que é a sigla deEuropean Travel Information and Authorization System (traduzido como Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem).


A proposta é reduzir o tempo nas filas de imigração, além de promover mais segurança para os integrantes do Espaço Schengen.


O que muda para nós brasileiros?


É simples: quem deseja visitar a Europa a partir de novembro de 2023, para fins de turismo, negócios ou trânsito durante 90 dias, precisará emitir o ETIAS. E como o ETIAS não é exatamente um "visto", e sim uma autorização eletrônica, o processo é bem mais tranquilo!


Quanto vai custar?


A taxa do ETIAS será de 7 euros e deve ser pago com cartão de crédito ou débito. Menores de 18 anos e maiores de 70 não pagam.


E como faço para tirar?


O primeiro passo para tirar o ETIAS é o preenchimento do formulário online, que deve constar as seguintes informações: nome completo, data e local de nascimento, endereço atual e dados do passaporte (número, data de validade, país de emissão, etc).

Também será necessário responder a uma série de perguntas sobre segurança e saúde: uso de drogas, histórico criminal, histórico de trabalho, informações sobre viagens anteriores à Europa, informações gerais de segurança, viagens a zonas de conflito, etc.


Anota aí: Para preencher o formulário e solicitar o ETIAS, é necessário ter os seguintes documentos:

  • Passaporte brasileiro válido até três meses além da data de estadia pretendida;

  • Cartão de crédito ou débito para pagar a taxa da emissão em euro;

  • Endereço de e-mail para receber a aprovação do ETIAS.


A boa notícia é que o ETIAS é válido por três anos a partir da data de emissão ou até o vencimento do passaporte.



No caso de vencimento do passaporte, uma nova permissão deve ser processada com o novo documento.



Quando começa a valer?


A Comissão Europeia já mudou a data de exigência do ETIAS algumas vezes desde a pandemia. A previsão atual é que ele comece a ser obrigatório em novembro de 2023.


Mas se quer ficar por dentro de tudo, nos siga nas redes sociais! @momentodesvu e @intercambiodesvu


Vamos sempre atualizar vocês por lá!







18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page