A partir desse ano, de 2023, todos os brasileiros vão precisar solicitar o visto ETIAS para viajar à Europa a turismo por até 90 dias.
O que é?
Com a intenção de proteger e reforçar suas fronteiras, a União Europeia (UE) criou uma Autorização de Viagem Eletrônica chamada ETIAS, que é a sigla deEuropean Travel Information and Authorization System (traduzido como Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem).
A proposta é reduzir o tempo nas filas de imigração, além de promover mais segurança para os integrantes do Espaço Schengen.
O que muda para nós brasileiros?
É simples: quem deseja visitar a Europa a partir de novembro de 2023, para fins de turismo, negócios ou trânsito durante 90 dias, precisará emitir o ETIAS. E como o ETIAS não é exatamente um "visto", e sim uma autorização eletrônica, o processo é bem mais tranquilo!
Quanto vai custar?
A taxa do ETIAS será de 7 euros e deve ser pago com cartão de crédito ou débito. Menores de 18 anos e maiores de 70 não pagam.
E como faço para tirar?
O primeiro passo para tirar o ETIAS é o preenchimento do formulário online, que deve constar as seguintes informações: nome completo, data e local de nascimento, endereço atual e dados do passaporte (número, data de validade, país de emissão, etc).
Também será necessário responder a uma série de perguntas sobre segurança e saúde: uso de drogas, histórico criminal, histórico de trabalho, informações sobre viagens anteriores à Europa, informações gerais de segurança, viagens a zonas de conflito, etc.
Anota aí: Para preencher o formulário e solicitar o ETIAS, é necessário ter os seguintes documentos:
Passaporte brasileiro válido até três meses além da data de estadia pretendida;
Cartão de crédito ou débito para pagar a taxa da emissão em euro;
Endereço de e-mail para receber a aprovação do ETIAS.
A boa notícia é que o ETIAS é válido por três anos a partir da data de emissão ou até o vencimento do passaporte.
No caso de vencimento do passaporte, uma nova permissão deve ser processada com o novo documento.
Quando começa a valer?
A Comissão Europeia já mudou a data de exigência do ETIAS algumas vezes desde a pandemia. A previsão atual é que ele comece a ser obrigatório em novembro de 2023.
Mas se quer ficar por dentro de tudo, nos siga nas redes sociais! @momentodesvu e @intercambiodesvu
Vamos sempre atualizar vocês por lá!
Comentarios